Tenho quase certeza que você já viu um drone e se perguntou: como drone funciona?
Afinal, ninguém estava acostumado a ver um aparelho que mais parece um mosquitinho voando e fazendo manobras.
Quando falamos em drones, a primeira imagem que aparece em nossas mentes é uma máquina com 4 hélices apontadas para cima em formato de X que consegue ser controlada por um controle remoto.
No entanto, existem tipos diferentes de drones.
Neste artigo, vou te mostrar o que são drones, como drone funciona, quais os tipos que existem. Basicamente, as principais informações para você que está iniciando as aventuras pelo mundo dos drone!
Acompanhe!
O que são drones?
Drones são veículos aéreos não tripulados. Simples e direto. O seu nome é dado devido ao barulho característico das hélices ao rotacionarem, cujo qual “Drone” em inglês, se traduzido ao português teremos “Zangão”.
Inicialmente possuiam usos militares. O uso militar dos drones começou a ser mais notado a partir dos anos 80, quando foram utilizados pela força aérea israelense contra a força aérea síria em 1982.
O objetivo deles era proteger vidas de soldados, pois era menos arriscado enviar unidades não tripuladas em missões militares do que colocar a vida de soldados em risco.
Mas, hoje em dia, eles têm uma variedade bem grande de utilizações, desde captação de imagens para eventos, transmissões de imagens para atividades jornalísticas, entrega de objetos para lojas, sendo bem comuns em jogos como Call of Duty e Battlefield, além de filmes e seriados.
No Brasil, os drones também podem ser chamados de VANTs, veículos aéreos não tripulados.
Tipos de Drones
Os drones são máquinas multi-rotores que podem possuir diferentes configurações de suas hélices.
Nesse sentido, esse número altera a sua velocidade e a sua capacidade de carga.
Sendo assim, a sua configuração pode ser dividida em 3 principais tipos: quadricopteros, hexacopteros e Octacopteros, mais comumente chamados de Quad, Hexa e Octa.
1) Quadricopteros
São os drones mais comuns.
Os quadricopteros têm quatro hélices em sua formação, possuindo 2 formações de voo, uma em forma de “x” e outra em forma de “+” (também conhecido como configuração P).
Geralmente, possuem uma velocidade elevada em comparação com os outros e são capazes de executar a maioria das tarefas que precisamos.
Com isso, costumam ser utilizados em fotografia, competições de velocidade, execução de tarefas simples e como brinquedos.
2) Octacopteros
Os octacopteros são multi-rotores de 8 rotores, podendo ser configurado com seus rotores alinhados em um círculo ou em forma duplo P, duplo X e ainda na formação duplo Y, como veremos.
Além disso, são capazes de suportar elevadas cargas e possuem uma estabilidade de voo impressionante.
Normalmente em filmagens e fotografias profissionais, onde as câmeras são mais pesadas e robustas.
Também usamos em tarefas de realização de topografia, mapeamento de regiões e em tarefas automatizadas de longa duração (drones de entregas, por exemplo).
3) Hexacopteros
Os hexacopteros possuem 6 hélices, alinhadas ou sobrepostas.
Além disso, eles mesclam as propriedades de alta carga com uma velocidade considerável, além de trazer um consumo de bateria menor em relação aos octacopteros.
Como funciona um drone?
O funcionamento de um drone pode parecer simples à primeira vista, mas, na verdade estes dispositivos têm uma tecnologia bastante complexa no interior.
Os drones funcionam da seguinte forma: os motores são ligados às hélices, que são rotacionadas gerando uma força para baixo com ar impulsionada para baixo (isto ocorre em drones do tipo helicópteros, em aeromotores o funcionamento é ligeiramente diferente).
Na verdade, é o sistema de multi-hélices especialmente desenvolvido e instalado no interior dos drones que torna estes dispositivos altamente independentes e que ajudam na prevenção de falhas.
Estas hélices obtêm a sua energia a partir de uma fonte dedicada e a maioria destes dispositivos contém baterias removíveis para aguentarem no ar durante muito tempo. É possível entender o tempo de voo com a instalação de baterias adicionais.
Aplicações dos drones e usos no futuro
Atualmente, drones produzidos para o consumidor doméstico são bastante focados no registro de imagens. Mas há muita gente trabalhando no desenvolvimento de tecnologias e serviços que possam usar drones para entrega de produtos em ambientes urbanos.
A Amazon, por exemplo, conseguiu autorização recentemente para testar o serviço nos EUA. A Google também flerta com a ideia de ter seus produtos entregues aos consumidores pelos robôs voadores.
Outro foco de desenvolvimento em instituições técnicas e fabricantes é a criação de aparelhos cada vez mais autônomos (não só no sentido de maior duração de voo, mas capazes de voar de forma mais independente) para aplicação em situações de risco e de resgate em ambientes considerados inóspitos ou inacessíveis ao homem.