Os drones estão sendo revolucionados em todos os lugares e de vários modos. Recentemente, uma empresa de café mostrou um novo projeto para que eles se tornem auxiliadores agrícolas no campo.
Os drones agrícolas servirão, principalmente, para otimizar o tempo de trabalho. Veja as informações completas a seguir:
O que é um “Drone Agrícola” ?
O drone na agricultura exerce o papel de trabalhar com foco no monitoramento e manejo das pragas e doenças de plantas. Além disso, torna a gestão da fazenda mais eficiente.
Como um exemplo, podemos citar:
1-A aplicação de insumos em taxa variada;
2-Monitoramento do índice de vegetação;
3-Mapeamento de áreas de plantio.
Porém, uma das utilidades que mais se destacam no drone é a filmagem de boa qualidade que pode ajudar no processo de mapeamento, segurança e monitoramento.
Quem criou o Drone Agrícola?
Pretendendo conciliar as práticas à tecnologia e à eficiência dos processos na cafeicultura, a cooperação Cooabriel está fundando o projeto “Drone Agrícola”.
De imediato, o projeto do drone agrícola está em fase de estruturação e planejamento, com um investimento inicial acima de R$ 500 mil.
Essa iniciativa atenderá cooperados inseridos no Programa Conilon Eficiente, que é um programa de assistência técnica e gerencial da cooperativa e que atua de forma a auxiliar no planejamento e gestão de custos das propriedades.
Sobre a empresa Cooabriel
As atividades da cooperativa iniciou-se em 1963 a partir de um setor de consumo e em seguida foi trabalhando com café (no início foi café Bourbon, variedade arábica).
Porém, o café Conilon entra na vida da Cooabriel e dos agricultores de São Gabriel da Palha e da região devido à crise de erradicação do café no Brasil, que ocorreu na década de 60.
A partir disso, a cooperativa se envolveu na causa e trabalha com a variedade, com soluções e suporte à atividade dos cooperados para a busca da eficiência produtiva, defendendo dois princípios importantes: tecnologia e sustentabilidade.
Informações sobre a empresa:
- Maior cooperativa agropecuária do Espírito Santo;
- 16 filiais em dois estados;
- 15 unidades de comercialização de café aos cooperados em atendimento presencial nos dois estados;
- 15 departamentos técnicos e três programas de assistência agronômica;
- Unidades de recepção e armazenagem localizadas em 11 municípios;
- Laboratório de análise química de solos e plantas a serviço dos produtores com aumento de 3,93% do número de amostras realizadas em 2020.
Objetivo do Drone agrícola
Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, afirma que o objetivo da cooperativa não é gerar lucros, mas oferecer serviços de qualidade para os cooperados.
Ele acrescentou ainda, que a iniciativa poderá contribuir para superação de um dos maiores desafios da produção, que é dificuldade de conseguir de mão de obra. Veja sua palavras:
“Precisamos buscar alternativas em conjunto, para que possamos continuar produzindo com mais eficiência. Se há ferramentas que possam nos auxiliar, é necessário buscá-las. Pensando nisso, estamos estruturando este projeto e acreditamos que em pouco tempo deverá ser ampliado”.
Outras vantagens também foram apontadas pelo o engenheiro agrônomo da Cooabriel, Roberto Passon Casagrande, que é consultor técnico do Programa Conilon Eficiente:
“Além da inovação tecnológica e a obtenção de custos menores, um grande avanço será a possibilidade de realizar os controles de pragas e doenças nas lavouras nos momentos adequados. O acompanhamento técnico visa agir preventivamente e o serviço de drones poderá encurtar o período entre a recomendação técnica e a pulverização”, explicou.
E mais, a cooperada da Cooabriel, Gislene Pereira Machado, de Vila Valério, diz que o “Drone Agrícola” será um avanço considerável para o mundo agrícola: “Em algumas áreas da propriedade temos desafios para realizar pulverização, devido ao relevo. Também enfrentamos a escassez da mão de obra, especialmente em épocas de maior demanda, além dos custos altos de contratação. É uma iniciativa muito boa e poder contar com o serviço de pulverização através de drones tornará o processo mais rápido e eficiente”, concluiu.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/pl/register?ref=UM6SMJM3
[…] drones utilizados na agricultura para monitorar plantações, aplicar defensivos agrícolas e coletar dados sobre o solo e as […]
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet
I am currently writing a paper that is very related to your content. I read your article and I have some questions. I would like to ask you. Can you answer me? I’ll keep an eye out for your reply. 20bet