Os drones estão sendo revolucionados em todos os lugares e de vários modos. Recentemente, uma empresa de café mostrou um novo projeto para que eles se tornem auxiliadores agrícolas no campo.

Os drones agrícolas servirão, principalmente, para otimizar o tempo de trabalho. Veja as informações completas a seguir:

O que é um “Drone Agrícola” ?

O drone na agricultura exerce o papel de trabalhar com foco no monitoramento e manejo das pragas e doenças de plantas. Além disso, torna a gestão da fazenda mais eficiente.

Como um exemplo, podemos citar:

1-A aplicação de insumos em taxa variada;

2-Monitoramento do índice de vegetação;

3-Mapeamento de áreas de plantio.

Porém, uma das utilidades que mais se destacam no drone é a filmagem de boa qualidade que pode ajudar no processo de mapeamento, segurança e monitoramento.

Quem criou o Drone Agrícola?

Pretendendo conciliar as práticas à tecnologia e à eficiência dos processos na cafeicultura, a cooperação Cooabriel está fundando o projeto “Drone Agrícola”.

De imediato, o projeto do drone agrícola está em fase de estruturação e planejamento, com um investimento inicial acima de R$ 500 mil.

Essa iniciativa atenderá cooperados inseridos no Programa Conilon Eficiente, que é um programa de assistência técnica e gerencial da cooperativa e que atua de forma a auxiliar no planejamento e gestão de custos das propriedades.

Sobre a empresa Cooabriel

As atividades da cooperativa iniciou-se em 1963 a partir de um setor de consumo e em seguida foi trabalhando com café (no início foi café Bourbon, variedade arábica).

Porém, o café Conilon entra na vida da Cooabriel e dos agricultores de São Gabriel da Palha e da região devido à crise de erradicação do café no Brasil, que ocorreu na década de 60.  

A partir disso, a cooperativa se envolveu na causa e trabalha com a variedade, com soluções e suporte à atividade dos cooperados para a busca da eficiência produtiva, defendendo dois princípios importantes: tecnologia e sustentabilidade.

Informações sobre a empresa:

  1. Maior cooperativa agropecuária do Espírito Santo;
  2. 16 filiais em dois estados;
  3. 15 unidades de comercialização de café aos cooperados em atendimento presencial nos dois estados;
  4. 15 departamentos técnicos e três programas de assistência agronômica;
  5. Unidades de recepção e armazenagem localizadas em 11 municípios;
  6. Laboratório de análise química de solos e plantas a serviço dos produtores com aumento de 3,93% do número de amostras realizadas em 2020.

Objetivo do Drone agrícola

Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, afirma que o objetivo da cooperativa não é gerar lucros, mas oferecer serviços de qualidade para os cooperados.

Ele acrescentou ainda, que a iniciativa poderá contribuir para superação de um dos maiores desafios da produção, que é dificuldade de conseguir de mão de obra. Veja sua palavras:

“Precisamos buscar alternativas em conjunto, para que possamos continuar produzindo com mais eficiência. Se há ferramentas que possam nos auxiliar, é necessário buscá-las. Pensando nisso, estamos estruturando este projeto e acreditamos que em pouco tempo deverá ser ampliado”.

Outras vantagens também foram apontadas pelo o engenheiro agrônomo da Cooabriel, Roberto Passon Casagrande, que é consultor técnico do Programa Conilon Eficiente:

“Além da inovação tecnológica e a obtenção de custos menores, um grande avanço será a possibilidade de realizar os controles de pragas e doenças nas lavouras nos momentos adequados. O acompanhamento técnico visa agir preventivamente e o serviço de drones poderá encurtar o período entre a recomendação técnica e a pulverização”, explicou.

E mais, a cooperada da Cooabriel, Gislene Pereira Machado, de Vila Valério, diz que o “Drone Agrícola” será um avanço considerável para o mundo agrícola: “Em algumas áreas da propriedade temos desafios para realizar pulverização, devido ao relevo. Também enfrentamos a escassez da mão de obra, especialmente em épocas de maior demanda, além dos custos altos de contratação. É uma iniciativa muito boa e poder contar com o serviço de pulverização através de drones tornará o processo mais rápido e eficiente”, concluiu.

4 COMENTÁRIOS

  1. I am currently writing a paper that is very related to your content. I read your article and I have some questions. I would like to ask you. Can you answer me? I’ll keep an eye out for your reply. 20bet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui