A startup chinesa, AirWhiteWhale, está produzindo drones de carga que são podem transportar até 5 toneladas.
A empresa que tem Hu Zhedong como CEO foi fundada em 2021. Com tantos projetos, a startup está em busca de investimento para sair na frente de um novo segmento do mercado de logística para aeronaves não tripuladas com grandes cargas.
Air White Whale W5000 suporta até 5 toneladas
O objetivo da startup AirWhiteWhale é focar na pesquisa e desenvolvimento, utilizando as novas tecnologias disponíveis na China para projetar aeronaves adequadas para as demandas de cada cliente.
Modelo tradicionais ainda precisam ter o SDK liberado para ganharem suporte a apps de terceiros.
Com o anúncio oficial dos padrões operacionais para grandes drones de carga de asa fixa pela China, Hu enxergou nisso a oportunidade para expansão do mercado. Ele está de olho nessa fatia do mercado e tem conhecimento para investir.
Inicia então o crescimento da demanda no país por transporte usando grandes drones de carga no setor de logística.
Sabemos que a China já tem um mercado se expandindo quanto a entregas por pequenos drones, multicópteros de médio e curto alcance com cargas úteis de 100 quilos e tem usado drones grandes com peso máximo de decolagem de várias toneladas.
No entanto, ainda são poucas empresas que entraram no setor de drones grandes de carga na no país, exceto AirWhiteWhale, SF Express, JD Logistics e algumas pequenas startups.
Dessa forma, o primeiro modelo da AirWhiteWhale é o W5000 e tem um peso máximo de decolagem de 10,8 toneladas com uma carga útil máxima de 5 toneladas e um alcance padrão de cruzeiro de 1.200 quilômetros que pode atingir até 2.600 km. Sua tampa traseira foi projetada para facilitar transferências de carga, tem compartimento de carga de 65 metros cúbicos e pode usar contêineres e paletes de carga padrão.
Drones de carga tem custo menor de produção
Outra informação importante é que os drones de carga custam menos do que aviões de carga para serem construídos.
Além disso, não necessitam de pilotos, suas fuselagens são mais leves, os custos de mão de obra e combustível são reduzidos. Ainda nesse sentido, com a ausência de uma tripulação, não há cockpits ou banheiros e nem sistemas de pressurização, oxigênio ou controle climático.
Tudo isso torna os custos de fabricação e os custos operacionais menores.
A vantagem competitiva dos drones de carga da AirWhiteWhale
Hu acredita que a AirWhiteWhale tem uma vantagem competitiva em design de aeronaves. Seus drones de carga são projetados e desenvolvidos a partir do zero para atender aos requisitos dos clientes, ao invés de remodelar aeronaves existentes, as tornando mais adequadas para rotas de transporte.
“Mostramos claramente o valor do transporte aéreo no mercado e também temos a vantagem de ter uma vasta experiência em design de aeronaves e gerenciamento da cadeia de suprimentos“, disse Hu. “A cadeia industrial de companhias aéreas da China está quase completa e pode fornecer os fundamentos para a comercialização de grandes drones de carga. A China possui as tecnologias mais avançadas em áreas como 5G, sistema de posicionamento por satélite, inteligência artificial e direção autônoma. E isso será uma grande ajuda para nossa pesquisa e desenvolvimento“.
Em outubro do ano passado, a AirWhiteWhale fez o seu primeiro voo teste com a aeronave W5000 no aeroporto de Baotou, na Região Autônoma da Mongólia Interior. E agora a empresa está focada em arrecadar entre 100 milhões e 150 milhões de yuans (US$ 14,7 milhões e US$ 22,1 milhões) para continuar desenvolvendo seus projetos.