O que é pilotagem de drones?

Em linhas gerais, o piloto de drone é a pessoa responsável por dirigir o aparelho durante todo o período de voo, dando os comandos corretos e analisando todos os fatores para que a decolagem, o voo e a aterrissagem aconteçam de forma segura e correta. 

O profissional que procura por oportunidades no mercado de trabalho de pilotagem de drones precisa apresentar características indispensáveis. Antes de tudo, a pessoa interessada deve entender que não é um trabalho simples. Pelo contrário, exige persistência, conhecimento técnico e motor.

Além disso, os olhos e mãos devem estar conectados com os movimentos e toda condução do drone a partir de reflexos rápidos. É preciso estudar bastante as questões técnicas, bem como a legislação.

Quais habilidades são necessárias para conseguir um bom trabalho de piloto de drone?

Para o profissional que busca trabalhar como piloto de drone é fundamental atender alguns critérios. 

Em suas habilidades pessoais, as chamadas soft skills, é importante que ele tenha persistência para praticar frequentemente e responsabilidade para executar sua tarefa sem pôr em risco o bem-estar e segurança de pessoas ao redor. 

Entre os requisitos técnicos, entram com grande importância a coordenação óculo-manual (a habilidade de realizar ações que necessitam da coordenação dos olhos e das mãos ao mesmo tempo) e a capacidade de ter reflexos rápidos para lidar bem com imprevistos e evitar colisões. 

Como está o mercado de trabalho do piloto de drones em 2023

Existem serviços para pilotos de drones nos mais diversos setores.

Dentre eles, há fotos e vídeos aéreos para festas, eventos e produções audiovisuais mais generalizadas. Além de inspeções técnicas, pulverizações e muito mais.

Com tantas possibilidades, fica difícil para o profissional saber segmentar sua mão de obra. Por essa razão, é importante salientar o que as normas regulamentadoras dizem. Além, é claro, de estudar minuciosamente os ofícios possíveis dentro do ramo.

Vamos ver alguns aspectos importantes, caso você deseje seguir neste ramo de trabalho.

1) Carreira

Os pilotos de drones têm a flexibilidade de escolher como desejam trabalhar. Aqui estão os caminhos possíveis e o que eles implicam:

  • Operador de drone autônomo – Esses pilotos de drones experientes operam seus próprios negócios e têm uma forte compreensão do setor. Os pilotos de drones autônomos possuem um forte impulso empreendedor e podem se adaptar à incerteza no local de trabalho. Esse caminho pode oferecer mais flexibilidade, mas também vem com o maior risco. Esses pilotos de drones são responsáveis por encontrar seu próprio trabalho, negociar suas próprias taxas e obter as licenças e seguros necessários para seus negócios.
  • Operador de drone freelancer – O caminho freelancer é popular entre muitos pilotos de drones, uma vez que eles podem trabalhar para diferentes empresas em uma base de projeto por projeto. Muitos acham o freelancer uma opção preferível, uma vez que podem definir seus próprios horários e taxas. No entanto, eles precisam obter suas próprias licenças e seguros, bem como garantir seu próprio trabalho.
  • Operadores profissionais de drones – Os operadores de drones profissionais são normalmente contratados como freelancers. Para construir seus portfólios e expandir sua rede, a maioria se registrará em portais como dronebase, io e precision hawk. O benefício dessa prática é duplo: permite que as empresas contratem pilotos de drones locais, ajudando os freelancers a encontrar trabalho de acordo com suas preferências.
  • Operadores de drones em tempo integral – Aqueles que estão buscando renda consistente podem considerar trabalhar como operadores de drones em tempo integral. Esses pilotos de UAV normalmente trabalham como parte de uma equipe.

2) Remuneração

O salário médio do piloto de drones varia entre 5 a 8 mil reais. Há, no entanto, pilotos de drones que fazem serviços com drones voadores de seis dígitos comercialmente, esses geralmente oferecem outros serviços além do voo de drones.

No mercado de trabalho para pilotagem de drones, o salário do profissional é embasado em determinados aspectos:

  • Deslocamento para o local em que o serviço é solicitado.
  • Valor geral dos equipamentos (estima-se que 10% desse valor devem ser aplicados na quantia cobrada aos clientes).
  • Experiência que o piloto é capaz de fornecer para o contratante.

3) Formação

O melhor caminho para entrar nesse mercado de trabalho é garantindo a melhor formação. O profissional bem qualificado garante boas oportunidades e serviços de qualidade.

Algumas escolas oferecem cursos de profissionalização como a Futuriste, ITARC e a Drone visual.

Conclusão

Como abordei até agora no artigo, os trabalhos com drones raramente são apenas sobre pilotar um drone. Você precisa de mais habilidades além de suas habilidades de drone, mas isso não torna impossível ou difícil.

Na verdade, isso só lhe dá menos concorrência. Se você estiver disposto a ir além e dedicar um tempo para adquirir habilidades extras, estará muito à frente da concorrência.

Uma carreira de piloto de drone definitivamente vale a pena em 2023. Especialmente vendo como a demanda está crescendo para ele em muitos campos, e você pode principalmente ensinar a si mesmo as habilidades necessárias para conseguir um emprego como piloto de drone.

Um último conselho, adquira o hábito de pilotar seu drone todos os dias se você é sério sobre fazer uma carreira com isso.

A persistência é a chave para melhorar seu serviço e você ficará melhor mais rápido do que todos os outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui